terça-feira, 17 de maio de 2011

13 lições que aprendi com a minha atribulada vida amorosa

Em uma noite perdida em Recife, estive tomando um vinho com algumas amigas. Todas, como alguém me disse certa vez, com conteúdo, personalidade e cárater. Todas verdadeiras; loucas por uma boa festa; autenticas; espertas; responsáveis sem serem chatas, inteligentes sem serem nerds; loucas, mas não idiotas; comportadas, mas não santas; educadas, embora com certas exceções; delicadas sem serem frescas; vaidosas, mas não narcisistas. Enfim, daquele jeitinho que deveria fazer os caras sentirem orgulho de apresentar ao amigos. Munidas de bom vinho e boa música, fizemos uma "girls night" que, após a partida da única comprometida do grupo, acabou descambado para aquele questionamento fatal:  porque diabos ainda estamos solteiras?

É a mesma pergunta que fazem meus familiares, meus amigos, meus clientes e até o tiozinho que vende doces lá na porta do trabalho.

A primeira resposta que vem à mente é sempre "porque está difícil encontrar caras legais". Mas acho que o problema vai bem além. Não é que os caras legais tenham se tornado uma espécie em extinção. É que nós insistimos em perder tempo e energia com caras não tão legais assim. Porque solidão às vezes dói. E para fugir dessa dor a gente acaba deixando de lado a dignidade e embarcando em dores diferentes, resultados de relacionamentos ruins.

Acho sim, que muitas agruras amorosas femininas acontecem por nossa culpa (sim, eu me incluo no grupo). Não conheço nenhum homem brilhante o suficiente para enganar completamente uma garota. Os sinais de que a canoa está furada estão sempre ali. Na maioria das vezes, já tem um monte de água invadindo o barco. E nós mulheres, sempre enxergamos esses sinais. Só que as vezes, ao invés de procurar uma outra embarcação, preferimos simplesmente colocar um pouquinho de chiclete sobre o furo (o que obviamente não resolve o problema). Aí vamos seguindo até a canoa afundar de vez e finalmente começarmos a procurar uma bóia (mas nesse ponto a gente já engoliu um monte de água e tem que lutar contra possíveis sequelas). A boa notícia é que sempre dá para aprender com os nossos erros e com os erros das amigas. E vou contar para vocês algumas lições que aprendi.


1) Homem comprometido jamais.
Não tem conversa. Homem comprometido com outra não vale o esforço. E não interessa se o relacionamento dele está bom ou se o pobrezinho vem sofrendo com a "mulher horrível" que tem ao seu lado. Se ele traiu a garota com quem se comprometeu não merece confiança. Se de fato ele enfrenta problemas na relação, precisa resolvê-los antes de se envolver com outra. Até para uma relação sem compromisso esse tipo de homem merece veto, porque uma coisa é o cara não querer compromisso com ninguém - seja lá por que motivo for - e outra coisa completamente diferente é o cara não querer compromisso com VOCÊ. Há uma diferença importante aí. Acredite, se o cara quiser realmente ficar com você ele irá procurá-la quando estiver livre. E se não procurar, não se preocupe. É sinal que você economizou algum tempo para investir em quem merece mais, ou seja, você mesma.

2) Carência é diferente de amor.
Carência é terreno perigoso. A gente quer carinho, se sente só, aí acaba taxando de príncipe o primeiro sapo que cruza o nosso caminho. O cara só precisa soltar um "venha cá minha nega" e pronto. Você se derrete. Acha logo que é amor. Mulher tem essa mania chata de beijar o cara de manhã e começar a costurar o vestido de noiva a tarde. Ou pior, retirar o filtro de qualidade e sair pegando qualquer um por aí. Baixe a bola das expectativas e aprenda a deixar as coisas rolarem - ou não - de maneira natural. Só fique atenta aos sinais pra ver se o cara tá realmente afim ou se é só fantasia da sua cabeça. Seu tempo é precioso e não merece ser desperdiçado com quem não te quer.

3) Sexo também é diferente de amor.
Sexo é bom e a gente adora (bom, pelo menos eu...). E nem sempre precisa ser com amor. Na verdade só precisa mesmo é de camisinha. Claro que com amor é mais gostoso, mas às vezes estamos mesmo com vontade e não tem nada demais deixar rolar. Se os hormônios estiverem pegando fogo, tá liberada para acalmá-los. Mas nunca, jamais, em momento algum, saia por aí desesperada dando bola pra todo mundo. Uma coisa é dar uma chance a um cara legal que talvez você não tivesse notado antes, outra é terminar a noite na cama do otário que vai te tratar feito uma puta e ainda se gabar pros amigos. Mulher bem-resolvida sexualmente não é sinônimo de mulher que dá pra todo mundo. Satisfaça suas necessidades mas respeite a si mesma. Ser a menina que passou na mão da turma toda não é moderno, é triste. É coisa de gente vazia, que não dá valor ao próprio corpo. E não esqueça de separar tesão e sentimento para não cair na armadilha da carência e não ficar arrasada se o cara não ligar no dia seguinte. Se ainda não atingiu esse grau de desapego compre um vibrador e deixe para fazer sexo quando arrumar um namorado. Ou então aguente as consequências emocionais sem depois ligar para amiga afirmando que foi "usada". Estar no controle da situação é ter o poder de, enquanto for do seu agrado, deixar o outro usar, abusar e ainda dar cartãozinho de fidelidade. Saia já dessa vidinha de vítima.

4) Piedade é que é diferente de amor MESMO.
Já fiz muitas besteiras por causa desse negócio de sentimento, mas se tem algo de que me orgulho é de nunca ter aceitado ter ao meu lado alguém que permanece ali por pena. Tem mulher que inventa mil e uma artimanhas pro cara achá-la uma coitadinha e ficar com ela, e tem cara que cai na armadilha seja porque tem coração mole ou porque se acomodou naquele relacionamento. Mas piedade é o motivo mais triste para continuar com alguém. É um negócio que vai acabando com você dia-a-dia, porque no fundo você sabe que não é digno.

5) Há que separar o joio do trigo.
Existem dois tipos de homens, os que te querem e os que não te querem. Simples assim, a gente é que complica, fica vendo coisas onde, na verdade, não há nada. E não é difícil distinguir uma situação da outra. Quer um exemplo? Bom, quando meu avô materno adoeceu, passamos por um momento bem complicado na família. Foi doloroso. Um dia eu estava no hospital, e não consegui entrar para vê-lo durante a tarde. Decidi então esperar até o horário da noite, o que significava algumas horas sozinha na sala de espera do hospital. O cara com quem eu estava saindo na época, ao saber disso, pegou o carro e foi me encontrar. Não tinhamos compromisso e ele sabia que não ia rolar nada, eu não estava em condições de namorar.  Ainda assim ficou comigo naquele sábado a noite, mesmo gripado. Cuidou pra que eu comesse - porque ele sabia que quando fico nervosa ou triste, perco a fome completamente - e me fez companhia até o horário em que meus tios chegariam. Ele não estava apaixonado, mas ele me queria. E querer tem a ver com gostar de estar junto mesmo em momentos mais complicados. Na época eu estava apaixonada por outro e vivia tentando justificar as merdas que esse outro fazia comigo. Sabe quantas vezes o homem que eu amava teria feito o mesmo por mim? Nenhuma. E sabe porque? Porque ele não me queria. Só que eu demorei um bocado para perceber essa diferença que hoje me parece tão óbvia. E fico feliz em saber que não fiquei esperando, fui capaz de ficar junto de quem queria estar comigo e ter momentos bacanas com essa pessoa que, aliás, tem meu carinho até hoje.

6) Amigos não brincam com amigos.
Às vezes acontece de amor virar amizade. E às vezes é só para uma das partes. Eu já estive dos dois lados. Já fui apaixonada por um amigo e já tive um amigo apaixonado por mim. Quando meu amigo se apaixonou por mim, eu fiz de tudo para não magoá-lo. Me afastei um pouco e dei a ele tempo para esquecer aquele sentimento. Foi difícil. Eu sentia falta dele, queria ligar, queria sair junto, queria dividir as coisas da minha vida e fazer parte da vida dele. Mas não queria namorá-lo. Não conseguia vê-lo de outra forma que não fosse amigo. E sabia que as coisas não podiam mais ser como antes, ou meu amigo iria sofrer. Hoje ele está bem, está feliz com outra pessoa e entende que me afastei em respeito aos sentimentos dele. Hoje ainda somos amigos e podemos nos dar ao luxo de rir da situação.
Infelizmente, quando a apaixonada fui eu, as coisas aconteceram de maneira bem diferente. Mesmo sabendo como eu me sentia, o "amigo" se recusou a manter uma distância saudável. Quando eu me afastava ele vinha atrás, dizia que sentia falta da minha amizade, que tinha um grande carinho, que não aguentava minha distância. Quando ele bebia ficava comigo. No dia seguinte, se dizia arrependido porque achava que não valia a pena. Fez isso duas vezes. Depois se gabou nas minhas costas. Isso sem contar nas vezes em que se divertia falando na minha frente sobre as garotas com quem saía. Ele sabia que estava me ferindo, ninguém é tão burro a ponto de não perceber. A questão é que ele estava brincando comigo, estava querendo me manter na geladeira caso desejasse um lanchinho entre as refeições. Me dispensava e quando via que estava me perdendo de vez voltava com esse papinho furado de amigo. Aí eu ficava arrasada, com a consciência pesada, achando que estava sendo injusta com ele. Porque parecia mais fácil acreditar que ele tinha algum carinho genuíno por mim. Parecia mais fácil aceitar as migalhas que ele oferecia. Só que um dia eu percebi que ele não era meu amigo, nunca foi. Era só um moleque que não sabia lidar com os sentimentos dos outros. Nem tampouco com os seus próprios. Eu costumava chamá-lo de Peter Pan, e nunca vi um apelido cair tão bem (em seu pior sentido). Hoje a paixão passou, mas a amizade também. Por ele não restou nem raiva, de tal maneira que há tempos não nos falamos e ele não tem feito a menor falta. Minha auto-estima está curada e não permito que outros se comportem da mesma forma comigo. Mas empresto meu erro para que outras aprendam com ele e não precisem passar pelo que passei. Amigos não brincam com amigos, eles deixam claro o que sentem e respeitam os sentimentos do outro.

7) Antes só do que mal acompanhada.
Não precisa dizer muito mais né? Melhor sozinha do que metida em um relação meia-boca. Enquanto estiver presa em um relacionamento que não a faz feliz, está perdendo a chance de viver outras experiências que podem ser melhores. E isso vale para os rapazes também. Eu sei que essa coisa de ir testando às vezes é um saco. Conhecer gente nova, sair pela primeira vez, voltar imaginando se o outro gostou de você, esperar a ligação do dia seguinte - que às vezes não acontece - sem saber ao certo se terá companhia para o fim de semana. É bacana de vez em quando, mas quando vira "de vez em sempre", bate aquela sensação de que o "cara certo" nunca vai aparecer. E a verdade é que não vai mesmo. Ainda bem. Porque quando penso no cara certo, penso em um cara perfeito e, sabe como é, pessoas perfeitas devem ser horríveis. Mas uma hora vai aparecer um erradinho que merecerá seu coração. Até ele chegar, relaxe, ouça um samba e deixe a vida te levar.

8) Não somos nós que vamos mudar todas as convenções culturais.
Homens e mulheres estão muito mais próximos da igualdade do que jamais estiveram em diversos aspectos da vida social. E quando o assunto é eqüidade de gênero no trabalho ou em disputas para cargos eletivos, por exemplo, eu concordo que devemos ir à luta. Mas nas relações amorosas a coisa não avançou tanto assim e não somos nós que iremos revolucionar todos esses anos de história. Aliás, eu nem pretendo. Gosto de ser tratada com carinho, cuidada, protegida. Mato um leão por dia no trabalho para provar que, apesar da carinha de menina, sou uma profissional competente, e não preciso ter que viver em guerra com o homem que está saindo comigo também. Não só gosto, como espero cavalheirismo. Quando era novinha, até fui meio metida a feminista. E daquelas xiitas. Um dia me peguei brigando com meu acompanhante para pagar a metade da conta. A resposta dele - que veio em palavras e em gestos carinhosos durante toda a noite - me tornou essa mocinha estragada e mimada no quesito "o que espero em um primeiro encontro". Ele me olhou e disse que não estava ali disputando comigo quem pode mais. Estava tentando ser gentil e ajudaria bastante se eu baixasse um pouco a guarda. Então experimente fazer isso, baixar a guarda e deixá-lo cuidar de você, chamar o garçom, fazer o pedido, sugerir a bebida, te segurar pela cintura daquele jeito gostoso, como quem diz "ela está comigo". Relaxe. E retribua se comportando como uma dama, sem reclamar que o bar é apertado, a música é ruim, a comida está sem sal e o vinho que ele escolheu vai te dar dor de cabeça no dia seguinte – mesmo que tudo isso seja verdade. Gentileza gera gentileza e se ele está se esforçando não custa nada você se esforçar também. Anos mais tarde, conversando com meu amigo mais galinha, ele reforçou essa necessidade dos homens de ser o "macho-alpha". É até bonitinho, desde que se manifeste através de cavalheirismo e cuidado - e não com ciúme e machismo. Meu amigo, cafajeste como só ele sabe ser, ainda disparou: "Você pode até querer ser feminista, mas se o cara não faz questão de pagar a conta no primeiro encontro é porque acha que você não vale nem isso". Claro que há exceções, mas regra geral eles curtem mesmo essa coisa de sentir que estão "no comando". Agora, também não pode abusar. Lembre-se que uma coisa é aceitar uma gentileza no primeiro encontro, outra completamente diferente é querer o cara te bancando eternamente. O homem que está saindo com você é seu companheiro e não o seu pai. E não tem obrigação de te sustentar.
Outra coisa que não muda muito é o fato de que homens conquistam, mulheres são conquistadas. Eles gostam desse jogo e se você relaxar vai gostar também. Não use igualdade de gênero como desculpa para ficar toda hora convidando pra sair aquele cara que nunca retribui o convite e nunca tem tempo para você. Você pode até convidar uma vez, mas se sentir que o feedback não foi legal, vá ocupar seu tempo com o próximo da fila. Não precisa romper relações nem fazer drama, apenas siga adiante.

9) Respeito é bom e sem ele não rola NADA.
Esse é um quesito importantíssimo. Aliás, para ser bem sincera, é condição sine qua non. Como eu já havia dito uma vez no texto sobre o P.A. (clique aqui para ler), homem que não te respeita não serve para nada, nem para uma noite de sexo casual. Só tenha em mente que respeito é uma via de mão dupla. Você respeita para ser respeitada mocinha, então faça a sua parte. E o respeito que ele lhe deve inclui, entre outras coisas, não tratar você com ignorância; não julgá-la; não paquerar outras quando está com você, caso seja uma relação casual, e não paquerar outra em hipótese alguma caso vocês tenham um compromisso - a menos que tenham adotado, de comum acordo, uma relação aberta, o que é muito, muito raro.

10) Homens emocionalmente instáveis precisam de um psicólogo e não de uma namorada.
Confesse, você adora homens problemáticos. Delira com a possibilidade de curar um coração ferido. A boa notícia é que você não é a única. Homens atormentados e magoados tem um charme diferente, especial. A má notícia é que você não pode curar porra nenhuma (perdão pela palavra deselegante...). Então nem perca seu tempo. Homens que ainda estão ligados à ex, que tem traumas de infância, medo do relacionamento ou que "não estão prontos", na maior parte das vezes estão apenas inventando uma desculpa bonita para não assumir um compromisso com você. Nos raros casos em que estão sendo sinceros eles precisam de um psicólogo e não de uma namorada. Eu acredito muito naquele papo de que "só curamos um amor antigo com amor novo". Mas esse amor novo tem que ser por nós mesmos. Se o cara não tem condições de te assumir agora porque está mergulhado em seus problemas, não vista a capa de heroína. Dê a ele tempo para se curar e aprender a amar a si mesmo. Só então ele poderá amar você. Nesse meio tempo vá viver a sua vida. Talvez você até encontre alguém que não precisa ser salvo.

11) Quando você inicia um relacionamento pensando em mudar a outra pessoa, já percorreu mais da metade do caminho rumo ao fracasso.
As pessoas não mudam porque o outro quer, elas mudam porque sentem necessidade de mudar. Então não adianta embarcar em um relacionamento achando que vai alterar os hábitos e nem muito menos o caráter de quem entrou nessa com você. Se tem algo no seu parceiro ou parceira que você não gosta, as opções são aceitar ou pular fora. Lembre-se que quando se interessa por alguém, deve se interessar por quem essa pessoa é no momento e não por quem ela poderia ser. Alguém já te avisou para tomar cuidado com o que deseja? É isso.Tenha os pés no chão ao se envolver, não fantasie demais e não tente transformar o outro. Você pode conseguir e o resultado pode não ser satisfatório. Ou a outra pessoa pode simplesmente cansar de estar com alguém incapaz de fazer algo tão simples e ao mesmo tempo tão complicado quanto amá-la do jeito que ela é.

12) Sem tesão não há solução.
Pois beeeeeeeem. Já dizia Arnaldo Jabor: “amor sem sexo é amizade”. Ao entrar em uma relação, certifique-se de que sente tesão pela outra pessoa. Certifique-se de que ao beijá-la, seu corpo se arrepie inteiro, mesmo que o beijo seja apenas um aperitivo. Você pode entrar em uma relação sem amor, somente porque gosta daquela companhia, porque a chance do amor surgir depois em uma relação bacana é grande. Mas química não brota do nada, não adianta. Sem tesão não há solução. E não me olhe com essa cara de AIMELDELS-ELA-É-NINFOMANÍACA. Não sou e você – provavelmente – também não é. Mas um casal que não tem uma sintonia legal na cama acaba não tendo uma sintonia legal fora dela. Ou virando amiguinho. E se o que você quer é só um amigo, compre um cachorro que dá menos trabalho.

13) Tenha foco.
Essa é a última, mas é a mais importante. Quando lhes digo para ter foco, quero dizer para conhecerem a si mesmas e terem plena consciência do que estão buscando. Se você quer um namorado, não adianta engatar uma relação com aquele cara galinha – mas charmosérrimo – que já avisou não estar querendo compromisso. Algumas pessoas levam esse tipo de situação numa boa, outras não tem “estômago”.  Saiba em que categoria você se encaixa e fuja de situações-limite que avisam em letreiros neon “vamos te fazer sofrer”. É mais fácil – e menos doloroso – pular fora no início e deixar o coração livre para encontrar alguém com o mesmo perfil que o seu.

Moral da história: Sei que é difícil lidar com cobranças de uma sociedade que ainda hoje cria suas meninas - e meninos também - acreditando que "é impossível" ser feliz sozinho (vivo me embananando com isso, sou quase uma "faz merdinha da estrela" quando o assunto é relacionamentos). Mas a gente precisa fazer a nossa parte. Se você não é capaz de amar a si mesma, porque outra pessoa iria fazê-lo?

11 comentários:

Anônimo disse...

Adorei seu post, concordo completamente com você. Eu estava procurando uma luz no google e encontrei seu blog. Imagino que não seja psicóloga mas gostaria de te pedir um conselho e opinião. Namoro um rapaz há mais de três anos e no momento moro com ele e com a minha sogra na casa deles. Algumas possibilidades apareceram e ele quer tentar a vida em outro país e tentou me convencer de várias formas mas não tenho essa coragem, estou bem inclinada em dar o meu não final. O defeito dele é ser muito ligado à mãe e mesmo se a gente casar já avisou que ela vai morar sempre com a gente. Eu gosto dela mas tem dias que a chingo em pensamento pois é muito porquinha e tenho muito nojo dela, infelizmente. Sempre tive o sonho de construir uma vida a dois, errar e acertar a dois e com a nossa bagagem apenas, mas com ele não rola. Sinto que me ama mas o que me fere é saber que mesmo se eu não for, ele vai e levo isso como falta de amor, por mais que ele diga que me ama. Acha que devo encarar assim? Acha que ele me ama realmente se for mesmos em mim?

jessamine disse...

Sinto, mas não concordo com muitas coisas. O item 1 por exemplo a questão da pessoa comprometida. Como você me explica tantas mulheres com homens casados? Eu teria que renegar também meu nascimento. Nasci fruto de um relacionamento de pessoas casadas. Não houve trauma no período onde meus pais dividiam-se entre as duas casas deles. Quem fica traumatizado são as pessoas que não aceitam as outras como elas são indepedente das situações que as pessoas vivem. Não concordo com o item que não devemos mudar as convenções socias. Devemos sim, se está errado, devemos mudar. Se pensássemos que não deveriamos mudas as coisas, o mundo hoje estaria cheio de escravos e a mulher ainda sendo objeto. Por que a mulher deve continuar sendo objeto de desejo e o homem não? Deus colocou homem e mulher para ter um equilíbrio. Eva não foi a primeira revolucionária? Eva que deu a maçã para Adão e não foi o contrário. Por que não aceitar a dar o primeiro passo como Eva e assumir os riscos. É muito fácil não sair da zona de conforto e se a coisa não der certo é mais fácil jogar a culpa nos homens dizendo eu fui escolhida, a culpa é deles.O item 10 também, dizendo que um homem quando não está pronto deve procurar um psicólogo e não entrar em um relacionamento. Por que tentar procurar sempre "o relacionamento" e não tentar vier a vida, o momento? Não sou um homem, sou uma mulher já de 50 anos e esse é meu pensamento.

Laura Jennifer disse...

Efter att ha varit i relació med honom i NIO Ar, han guineu gjorde mig med, jag gjorde Allt för att fá honom tillbaka, homes allt förgäves var, jag ville ha honom tillbaka så mycket På grund av donin kärlek jag farà för honom, mal jag honom med allt gjorde jag lovar, els homes han vägrade. Problema manyopla förklarade Jag fins någon På nätet och hon föreslog att jag hellre ska Kontakta en lletrejar llançador som Kunde hjälpa mig att kasta en trollformel för att fá honom tillbaka, homes jag är donin som typen aldrig Trott På encanteri, hade jag Inget AN val Annat att det prova, jag postade encanteri llançador través pecat personliga dr.oduduwaspellcaster@gmail.com correu postadress, och Han per berättade mig var problema inga det att allt kommer att bli sostenidor folren två dagar, att manyopla ex kommer tillbaka fins två Innan mig dagar, kastade han överraskande och förtrollningen i donin dagen andra, det var runt 04:00. Min FORE Detta kallade mig, jag blev så förvånad, jag svarade På samtalet och allt han sa var att han var så ledsen för allt som Hände, att han ville att jag skulle Komma tillbaka fins honom, att han älskar mig så mycket. Jag var så n'alegro Gick och fins honom, det var så vaig veure började lleva tillsammans lyckligt igen. Dess Sedan att Loftet gjort jag farà att som alla jag vet farà en relació problema, vara skulle jag fins för hjälp Sadan persona Genom att hänvisa honom eller Henne fins donin verkliga enda och MakTiga llançador d'encanteris, DR Oduduwa som hjälpt mig med manyopla problema och vem är Annorlunda AN enllà de Falska sådana där ute och det är gratis, gör han inte betalt för pengarna, kan du bara uppskattning visa När det slutliga av resultatet förtrollningen. Vem som kan Helst behöva hjälp av Passet hjul, hans kostnadsfritt är Arbete, är hans personliga e-post (dr.oduduwaspellcaster@gmail.com} du kan Maila honom om du behöver hans Hjälp i din relació något eller som s'han trollformler för Olika ändamål liknande (1) om du vill att Ditt ex tillbaka. (2) om du alltid har mardrömmar. (3) du vill främjas På Ditt Kontor. (4) du vill ha kvinnor / MAN att springa efter excavació. (5) om du vill ha ett graner. (6) du vill vara rik. (7) du vill knyta din fer / maka att bli DIN per Evigt. (8) OM du vill ha ekonomiskt stød. (9) Vard Herbal (10) OM du kan Kunna tillfredsställa din fru Kon önskan På grund av Lag erraction. (11) OM din menstruació vägrar att Komma ut donin dagen det antar Over eller Floden. (12) om Ditt arbete vägrar att Betala Ditt På popular grund av cavar ?. (13) Llosa ett markfrågan och fá tillbaka det. (14) har din familj Denny excavació om din Ratt? (15) Lat lyder popular ord mina manyopla gör och som. (16) har du a lag spermier räknas? (17) Malament Llosa Kontakta honom med pecat e-postadress: dr.oduduwaspellcaster@gmail.com

Unknown disse...

eu sou Dr Ojas, o lançador de magias, aka tentar e ver, eu posso ajudá-lo nos seguintes problemas abaixo,
(1) você precisa de seu ex-costas
(2) que pretende controlar o seu chefe.
(3) Você precisa de promoção em seu escritório.
(4) Você quer que as mulheres e os homens a correr atrás de você.
(5) você precisa de uma criança.
(6) Você quer ser rico.
(7) Você quer que seu marido / esposa ou namorado / namorada para ser seu para sempre.
(8) que você quer que as pessoas a ouvir e acreditar no que quer que você diz.
(9) que você quiser que seu negócio a prosperar ou você precisa de clientes o suficiente para compensá-lo.
(10) que você precisa em qualquer cura doenças / doença, por exemplo HIV e.tc.
entre em contato comigo hoje e sorrir de novo, eu posso ajudar e ajudá-lo a resolver seus problemas, eu estou aqui para você sorrir de novo, não desista nunca, tudo vai ficar bem de novo e-mail me agora: doctorojasspellcasterhome @ outlook.com, tente me e ver como eu trabalho, à espera de seus e-mails, obrigado.

Unknown disse...

Adorei os conselhos!! recentemente pulei fora de um rolo q eu estava, q não ia dar em nada, e q só ia me fazer sofrer ainda mais, espero ficar mais esperta agora e nao me envolver com homens problemáticos q eu já sei q será furada.

Unknown disse...

Hello everyone, I hope this message meets you all in good health. I never imagined I would be one of the testifiers on this blog but I am doing so now with proper understanding of what love spell is. I used to be a critic of all spell magic but unfortunately for me I got into such position that I had to contact a spell caster for help because all other means I tried did not work out as expected. My husband and I had a serious misunderstand because I found out he was still having affairs with other women after our marriage and always get drunk with his friends, we quarreled about all these until he took off with another woman and left me and our child for months. I have tried several means to beg him to come back but nothing was working. My sister had already suggested spell magic to me but I did not believe in all that but I went online to search and almost all testifiers like myself kept talking about a spell caster dr.zubair and his unfailing love spells. I contacted him with much anxiety but dr.zubair gave me some assurance that gave me peace and hope. Dr. zubair read my heart and connected to my husband’s and found out that he still LOVES me but he is so distracted by other women before starting the work on us. I started sleeping and having good dreams immediately Dr. started the spell, I felt so much energy and boldness within me for the two days it took him to complete the spell. It was like dr.sanu spell helped my husband to see more clearly and how much I love and need him. Please I hope everyone having relationship battles finds this testimony and contact dr.zubair via dr: zubairespiritualtemplo@gmail.com

Angela disse...

Prr amei! To rindo sizunha( sou meia louca msm) mas é desse jeito! A parte que gostei? �������� " Homens emocionalmente instáveis não precisam de uma namorada e sim de um psicólogo". Ate tive paciencia e conclui que td era uma manobra emocional pra vingar o passado. Porem sei que marquei presença. Morra ele com seu bipolarismo e trauma no preterito perfeito. Fui!!! Show sua matéria! Beijo grande!

Angela disse...



Prr amei! To rindo sozinha ( sou meia louca msm) mas é desse jeito! A parte que gostei? 😃😃😃😃 " Homens emocionalmente instáveis não precisam de uma namorada e sim de um psicólogo". Até tive paciência e conclui que td era uma manobra emocional pra vingar o passado há 24 anos atrás. Tô fora! Porém sei que marquei presença. Morra ele com seu bipolarismo e trauma no pretérito perfeito. Fui!!! Show sua matéria! Beijo grande!


Unknown disse...


i am giving this testimony cos l am happy My name is mrs. Lara Mark from Houston,taxes.i never believed in love spells or magic until i met this spell caster once. when i went to Africa in July this year on a business summit. i ment a man called dr. UKO.He is powerful he could help you cast a spells to bring back my love’s gone,misbehaving lover looking for some one to love you, bring back lost money and magic money spell or spell for a good job.i’m now happy & a living testimony cos the man i had wanted to marry left me 3 weeks before our wedding and my life was upside down cos our relationship has been on for 2 years… i really loved him, but his mother was against me and he had no good paying job. so when i met this spell caster, i told him what happened and explained the situation of things to him..at first i was undecided,skeptical and doubtful, but i just gave it a try. and in 6 days when i returned to taxes, my boyfriend (is now my husband ) he called me by himself and came to me apologizing that everything had been settled with his mom and family and he got a new job interview so we should get married..i didn’t believe it cos the spell caster only asked for my name and my boyfriends name and all i wanted him to do… well we are happily married now and we are expecting our little kid,and my husband also got a new job and our lives became much better. in case anyone needs the spell caster for some help, email address ukospelltemple@yahoo.com Great UKO i thank you very much thank you in 1000000 times.. if not you i would have been losted and wasted thank you. please make sure you contact him for any financial difficulties okay.. What a powerful man such as Dr UKO.. he is so much powerful..\\ email him for any difficulties.. ukospelltemple@yahoo.com or his website: ukospelltemple.wixsite.com/mysite


Unknown disse...

Bom dia a todos, eu sou Vieira Tracy, eu só quero dizer um grande obrigado a
Dr. Ajobi que usam seus poderes mágicos para trazer o meu marido de volta das mãos de uma outra senhora, após três anos de casamento com meu marido Mr.
Nelson.He decidiu me e os meus filhos sair para outra mulher. quando
i foi softing a rede uma tarde terça-feira eu vi um post sobre
Dr. Ajobi, decidi entrar em contato com ele, eu estava tão feliz que ele me responder
ao mesmo tempo, e meu problema foi resolvido, as palavras não são suficientes para expressar meus agradecimentos você, eu digo: Deus abençoe você e sua família .. Dr. Ajobi me ajudar, sem nenhum custo. Meu amigo, se você ler o meu artigo e você
tem esse problema por favor contacte DR Ajobi para ajudar ......
Se você quer uma solução no seguinte problema, entre em contato com ele também
1) Se você quer que sua mulher para nascer sem CS
2) Precisa de um bom emprego ou uma promoção no seu local de trabalho
3) Se você quiser que o seu ex-costas
4) Se você quer engravidar
5) Se você não quer que seu marido a considerar uma outra mulher
6) Você quer as mulheres / homens correm atrás de você.
7) Se você quiser parar o seu divórcio.
9) Ele também curar goloria
10) Se você quiser que sua empresa Boming
11) Se você estiver procurando por um bom trabalho
Além disso, entre em contato com o Dr. Ajobi
saudável HIV e SIDA
INFORMAÇÕES DE CONTATO DR Ajobi
Telefone: +2347036354940
WHATAPP NÚMERO: +2348128559388
E-mail: Drajobispell@outlook.com

roseline disse...

Meu nome é roseline odion. eu desejo
Compartilhe meus testemunhos com o público em geral sobre
O que esse homem chamou de pureza de dr acabou de fazer para mim,
Este homem acabou de trazer meu ex marido perdido para
Eu com seu grande feitiço, eu estava casada com esse homem
Chamado Steven, estávamos juntos há muito tempo e nós
Amei a nossa auto, mas quando não consegui dar-lhe uma
Criança por 2 anos, ele me deixou e me disse que não pode
Continue mais, agora estava procurando maneiras de
Levá-lo de volta até que um amigo meu me conteste sobre isso
Homem e deu seu email de contato (drpuritysolutioncenter@gmail.com) então você não vai acreditar nisso
Quando entrei em contato com este homem em meus problemas ele
Preparou esse feitiço e trouxe meu marido perdido
De volta, e depois de um mês sinto falta do meu mês e vou por um
Teste e o resultado declarado grávida, estou feliz hoje
Sou mãe de uma menina, obrigado mais uma vez a
Ótima dr pureza pelo que você fez por mim, se você
Estão por aí passando por qualquer um desses problemas
listado abaixo:
1) Se você deseja o seu ex de volta.
(2) se você tiver sempre sonhos ruins.
(3) Você quer ser promovido em seu escritório.
(4) Você quer mulheres / homens para correr atrás de você.
(5) Se você quer uma criança.
(6) Se você precisar de assistência financeira.
(7) Se você tem um HIV e quer curar. Em seguida, entre em contato com ele em drpuritysolutioncenter@gmail.com. E todos os seus problemas acabarão

Postar um comentário