quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Amigos, amigos - desejos à parte

Será que existe mesmo amizade entre homens e mulheres?

Essa é uma pergunta que vinha permeando meus pensamentos nos últimos dias. E depois de muitas deliberações, cheguei à conclusão de que, é possível sim, existir uma amizade sincera entre um homem e uma mulher. Mas há uma condição sine qua non para que este evento ocorra: não pode haver desejo entre os dois.

Você pode estar pensando que há aqui um certo exagero, um certo moralismo. Mas não há. Desejo é um sentimento traiçoeiro, perigoso, que inevitavelmente interfere na nossa relação com o outro. É também um troço gostoso pra caramba, especialmente quando conseguimos realizá-lo. Não estou aqui para fazer um julgamento de valor. Estou apenas afirmando que é incompatível com a amizade.

Vamos deixar claro que não estou falando de qualquer tipo de amizade. Estou falando daquela amizade sincera, profunda, quase de irmandade mesmo. A gente tem o costume de nomear tudo quanto é conhecido de amigo, e talvez daí tenha surgido essa lenda urbana que afirma a existência de "amizades coloridas", nas quais você é livre para trocar confidências enquanto exercita sua sexualidade. Para mim, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. O cara que você está comendo sem compromisso não é seu amigo colorido, é o cara que você está comendo sem compromisso. E o amigo que você quer comer não é seu amigo, é só o cara que você quer comer. Isso não quer dizer que ele não seja um cara bacanérrimo, e que vocês não possam ter momentos incríveis juntos, mesmo que esses momentos não sejam, digamos, sexuais. Quer dizer apenas que precisamos aprender a separar o joio do trigo.

Quando temos um amigo verdadeiro, o desejo acaba sumindo de uma forma natural. Nós começamos a enxergar o outro como um irmão. Mesmo que inicialmente a chama do desejo paire sobre a relação, quando a amizade de fortalece, esse fogo diminui até se extinguir.

E livres desse sentimento tão intenso, podemos amar e confiar nos amigos de uma maneira mais sincera, mais despretensiosa, mais livre. Porque, meus queridos, desejo às vezes é pior que amor. É uma coisa que mexe com a gente de um jeito muito mais louco. Tira a sede, a fome, o juízo. E se manifesta de maneira muito, mas muito mais egoísta. Amor tem essa coisa altruísta de querer a felicidade do outro, mesmo que em detrimento da sua. Desejo não. Desejo quer possuir o outro, a qualquer preço, e não vai se satisfazer com menos do que TUDO. Essa, aliás, é a principal causa da incompatibilidade com a amizade. Desejo só se satisfaz com tudo. Amizade tem que estar pronta para o TUDO e para o NADA.

0 comentários:

Postar um comentário